Escolha o melhor tratamento

Os implantes dentais juntos com as mais modernas técnicas protéticas são a melhor opção de tratamento para pacientes que perderam, um ou mais dentes e necessitam de um tratamento reabilitador.
Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos pacientes a respeito dos principais aspectos relacionados aos implantes dentais de maneira clara e objetiva:
O que são implantes dentais?
Os implantes dentais são “raízes” artificiais de titânio (metal biocompatível que pode entrar em contato com tecidos orgânicos sem provocar reações adversas) que são implantadas no osso mandibular ou maxilar, permitindo a instalação de próteses sobre os implantes que promovem a reabilitação estética e funcional.
O que é ossointegração?
É o processo pelo qual o implante se integra ao osso, fixando-o sem mobilidade ou sitomas durante a mastigação. Essa integração permite a alta taxa de sucesso na reabilitação dos pacientes.
Por que optar pelo implante e não pelas próteses convencionais?
Os implantes dentais proporcionam conforto e eficiência na mastigação, de forma similar aos dentes naturais, sendo superiores ao uso de próteses totais (dentaduras) e próteses removíveis.
Qual a finalidade da reabilitação através de implantes dentais?
A principal finalidade é a reposição de dentes ausentes com o objetivo de:
- Recuperar a função estética e mastigatória
A ausência de um ou mais dentes pode prejudicar significamente o bem estar e autoestima dos pacientes através de prejuízos estéticos e funcionais (mastigação e fala).
- Diminuir a sobrecarga em dentes remanescentes
Os implantes e sua respectiva prótese permitem que os pacientes com perdas parciais dos dentes consigam um maior equilíbrio na distribuição das forças durante a mastigação.
- Frear a reabsorção óssea Os implantes podem deter esse processo de reabsorção óssea provocada pela perda de um ou mais dentes, que pode gerar tanto problemas funcionais, como estéticos e emocionais no indivíduo desdentado.
O tratamento é doloroso?
A maioria dos pacientes teme que o tratamento seja doloroso, porém com os novos avanços tecnológicos e competência técnica de nossos profissionais, tomamos o tratamento o mais confortável para o paciente. E em alguns casos, ao percebermos que o procedimento será mais invasivo e poderá causar um maior desconforto ao paciente, podemos realizar o tratamento com o auxílio de sedação consciente.
Qual a duração do tratamento reabilitador?
A duração do tratamento está relacionada principalmente a dois fatores:
- A fase de osseointegração que convencionalmente dura de 03 a 04 meses na mandíbula e de 05 e 06 meses na maxila pode ser reduzido até pela metade desse tempo em determinados casos.
- Período de confecção da prótese que pode variar de acordo com o tipo de prótese planejada pelo profissional.
É possivel fazer todo o tratamento em um só dia?
Em alguns casos o paciente pode realizar o tratamento em 12 horas, através de técnicas cirúrgicas e protéticas específicas que possibilitam essa agilidade, sem perder a qualidade técnica, são as chamadas “Carga Imediata”.[/one]
Qual é a taxa de sucesso?
A taxa de sucesso atualmente registradas para implantes dentais é superior a 95%, o que torna a técnica muito mais segura e previsível. Eventuais perdas de implantes, má higienização local, ou casos em que o paciente não apresente um quadro sistêmico (saúde) favorável.
Na atualizade, se um implante eventualmente fracassar é possível subistituí-lo, resolvendo-se o problema que provocou a perda do implante ou utilizando enxertos ósseos que melhorem a sua ancoragem.
Qual é o Custo X Benefício
Hoje em dia o custo de um tratamento reabilitador com implantes dentais em muitos casos é inferior ao custo de uma reabilitação convencional, sendo que o valor do tratamento varia de acordo com o número de implantes necessários e o tipo de prótese a ser confeccionada.
Atualmente a técnica é muito acessível em relação a épocas anteriores, em que a tecnologia empregada era exclusivamente importada e de alto custo.
De qualquer forma, a recuperação de um sorriso que eleve a autoestima do paciente e a possibilidade de voltar a mastigar e assim melhorar o seu bem estar, faz com que muitos dos pacientes que se submeteram ao tratamento afirmem que os benefícios alcançados pelo sucesso dos tratamentos reabilitadores com implantes dentais superam os custos do tratamento.
Existe um paciente ideal?
Você pode se considerar um candidato ideal caso:
- Falte um, mais que um ou até mesmo todos os seus dentes;
- Haja falta de estabilidade e retenção sem sua prótese removível;
- Sua prótese não esteja esteticamente adequada;
- Haja dificuldade na mastigação de alimentos provocada pela ausência de um ou mais dentes ou por uma prótese mal adaptada.
Para qual paciente o implante não é indicado?
O tratamento com implantes dentais é contra indicado nos seguintes casos:
- Doenças sistêmicas graves, como por exemplo, a leucemia;
- Pacientes com câncer que estão sendo tratados com radioterapia ou quimioterapia;
- Diabetes não controlada;
- Pacientes psiquiátricos;
- Gestantes;
- Fumantes em geral;
- Dependentes químicos.
Lembrando que todas as situações de contra indicação devem ser avaliadas caso a caso, por em muitos elas são temporárias.
Testemunhais
Especialistas
Uma equipe altamente capacitada que está à disposição para o sucesso do seu tratamento.
SAIBA MAIS ›Diferenciais
A Tanaka Odontologia oferece atendimento personalizado e muitos outros benefícios.
SAIBA MAIS ›