Especialidades

ESPECIALIDADES

Estética
A naturalidade é a essência do belo…

A essência de ser natural
Muitas vezes o sorriso é comprometido pela alteração da cor ou forma dos dentes, o que prejudica a mrmonia do rosto. Isso pode levar a um desconforto e até prejudicar sua auto-estima.

Hoje, a Odontologia, além de se preocupar com a função e o conforto do paciente, dispõe de técnicas e materiais que, junto a um bom planejmaneto, contribuem para uma reabilitação estética e funcional.

Veja algumas soluções:

Restaurações estéticas em resina

Atualmente as resinas possuem partícular nanométricas que possibilitam um brilho mais semelhante ao esmalte dental a longo prazo, com alta resistência e adesividade. Possibilitam a recuperação da cor e da forma, preservando a estrutura dental. Podem ser utilizadas para restaurações de dentes anteriores e posteriores, fechamento dos espaçõs associados, ou não, ao tratamento ortodôntico, reconstruções de dentes fraturados, no nivelamento de dentes com tamanhos diferentes ou desgastados e entre outros casos clínicos.

Facetas

É indicada para dentes anteriores com alterações de cor ou com restaurações extensas. É uma lâmina de porcelana cimentada ou colocada sobre os dentes recuperando a or, a forma, o brilho e a textura.

Clareamento Dental

Através da aplicação de um gel (peróxidode carbamida/hidrodênio) recupera-se a cor dos dentes vitais que escurecem no decorrer dos anos. Dentes claros rejuvenescem o sorriso.

Endodontia
Vital para seus sorrisos…

O que é endodontia?

O tratamento endodôntico, ou mais comumente chamado de “tratamento de canal”, visa preencher corretamente o espaço radicular anteriormente ocpado pela polpa dental (vide figura abaixo) que foi danificada devido às lesões de cárie. Com isto, procura-se prolongar a permanência de um dente na boca, ou ainda, criar condições para que uma raiz dental ou um dente possa receber um elemento protético.

O fato de um dente doer não é suficiente para que o tratamento endodôntico seja indicado já que esta resposta dolorosa pode ser provocada por qualquer estímulo fora do normal: frio ou calor intenso, mastigação de alimentos mais consistentes, etc.  Assim, o diagnóstico deve ser realizado através de uma análise clínica, sintomatológica (sensações que o paciente está sentindo) e radiológica.

(IMAGEM)

Não deixe para a última hora!

Podem existir complicações caso o paciente opte por não realizar o tratamento: o dente poderá desenvolver uma lesão na região apical(infecção na raiz e nos tecidos vizinhos) que poderá ter consequências mais sérias como dor intensa, inchaço, febre e bacteremia (bactérias na corrente sanguínea), sendo que em muitos casos a única solução é a extração do dente.

Soluções:

Nada de dor!
Muitos ainda associam o tratamento de canal à dor. Contudo, o procedimento é totalmente indolor, já que o paciente é anestesiado. Utilizamos todos os recursos disponíveis para o seu bem-estar.

Solução rápida (tratamento em uma única sessão)
Na Clínica Tanaka o tratamento pode ser realizado em sessão única (dependendo do caso) o que torna o tratamnto 6% mais eficaz do que o método de sessões múltiplas. Utilizamosainda, outros equipamentos que garantem 99% de precisão na obturação do canal.

Endodontia. O bem que não se vê.

Day Clinic
Conveniência e agilidade em seus tratamntos…

Acompanhando as tendências mundiais em atendimento de saúde e sempre pensando em oferecer os mlhores serviços odontológicos aos nossos clientes, implantamos em nossa clínica o Sistema Day Clinic de atendimento, no qual oferecemos soluções para as necessidades específicas de clientes que procuram conveniência e agilidade em seus tratamentos. A qualidade dos procedimentos realizados através do Sistema Day Clinic é garantida pela alta competência técnica de nossa equipe, utilização de tecnologia avançada e estrutura física adequada.

O que oferecemos:

Espaço diferenciado, segurança e qualidade totalmente voltados para procedimentos que necessitem de acompanhamento para clientes que desejam realizar seus tratamentos com maior agilidade através da realização de múltiplos procedimentos em um único dia são algumas das vantagens deste serviço.

Procedimentos realizados:

O sistema de Day Clinic tem indicação precisa para procedimentos invasivos como cirurgia de implantes (carga imediata), cirurgia ortognática e algumas intervenções relacionadas a reabilitações protéticas e procedimentos estéticos.

Vantagens

Além das vantagens citadas acima, o sistema de Day Clinic também pode ser indicado para pacientes portadores de alguma necesidade especial, como por exemplo: diabéticos, hipertensos, cardiopatas e/ou que possuam algum distúrbio emocional (fobias – medo), já que esse sistema permite que realizemos o tratamento através de sedação em ambiente cirúrgico e possibilita o acompanhamento do paciente durante o período pós-operatório, melhorando a qualidade de sua recuperação, tornando-a mais segura.

Reabilitação
Escolha o melhor tratamento

Considerando a realidade de que os implantes dentais aliados às mais modernas técnicas protéticas são a melhor opção de tratamnto para pacientes que perderam, um ou mais dentes e necessitam de um tratamento reabilitador, decidimos criar esse material informativo que responda às principais dúvidas dos nossos pacientes a respeito dos principais aspectos relacionados aos implantes dentais de maneira clara e objetiva.

Nesse material você encontrará as respostas que o auxiliarão, juntamente com as orientações fornecidas pelo profissional, na escolha do melhor tratamento que se adeque às suas necessidades e desejos.

Implantes

O que são implantes dentais?

Os implantes dentais são “raízes” artificiais de titânio (metal biocompatível que pode entrar em contato com tecidos orgânicos sem provocar reações adversas) que são implantadas no osso mandibular ou maxilar, permitindo a instalação de próteses sobre os implantes que promovem a reabilitação estética e funcional.

O que é ossointegração?

É o processo pelo qual o implante se integra ao osso, fixando-o sem mobilidade ou sitomas durante a mastigação. Essa integração permite a alta taxa de sucesso na reabilitação dos pacientes.

Por que optar pleo implante e não pelas próteses convencionais?

Os implantes dentais proporcionam conforto e eficiência na mastigação, de forma similar aos dentes naturais, sendo superiores ao uso de próteses totais (dentaduras) e próteses removíveis.

Finalidade

A principal finalidade da reabilitação através de implantes dentais é a reposição de dentes ausentes com o objetivo de:

  1. Recuperar a função estética e mastigatória

A ausência de um ou mais dentes pode prejudicar significamente o bem estar e autoestima dos pacientes através de prejuízos estéticos e funcionais (mastigação e fala).

  1. Diminuir a sobrecarga em dentes remanescentes
    Os implantes e sua respectiva prótese permitem que os pacientes com perdas parciais dos dentes consigam um maior equilíbrio na distribuição das forças durante a mastigação.
  2. Frear a reabsorção óssea
    Os implantes podem deter esse processo de reabsorção óssea provocada pela perda de um ou mais dentes, que pode gerar tanto problemas funcionais, como estéticos e emocionais no indivíduo desdentado.

O Tratamento

A maioria dos pacientes teme que o tratamento seja doloroso, porém com os novos avanços tecnológicos e competência técnica de nossos profissionais, tomamos o tratamento o mais confortável para o paciente. E em alguns casos, ao percebermos que o procedimento será mais invasivo e poderá causar um maior desconforto ao paciente, podemos realizar o tratamento com o auxílio de sedação consciente.

A duração do tratamento reabilitador está relacionada principalmente a dois fatores:

  • Fase de osseointegração que convencionalmente dura de 03 a 04 meses na mandíbula e de 05 e 06 meses na maxila pode ser reduzido até pela metade desse tempo em determinados casos.
  • Período de confecção da prótese que pode variar de acordo com o tipo de prótese planejada pelo profissional.

Em alguns casos o paciente pode realizar o tratamento em 12 horas, através de técnicas cirúrgicas e protéticas específicas que possibilitam essa agilidade, sem perder a qualidade técnica, são as chamadas “Carga Imediata”.

A taxa de sucesso atualmente registradas para implantes dentais é superior a 95%, o que torna a técnica muito mais segura e previsível. Eventuais perdas de implantes, má higienização local, ou casos em que o paciente não apresente um quadro sistêmico (saúde) favorável.

Na atualizade, se um implante eventualmente fracassar é possível subistituí-lo, resolvendo-se o problema que provocou a perda do implante ou utilizando enxertos ósseos que melhorem a sua ancoragem.

Custo X Benefício

Hoje em dia o custo de um tratamento reabilitador com implantes dentais em muitos casos é inferior ao custo de uma reabilitação convencional, sendo que o valor do tratamento varia de acordo com o número de implantes necessários e o tipo de prótese a ser confeccionada.

Atualmente a técnica é muito acessível em relação a épocas anteriores, em que a tecnologia empregada era exclusivamente importada e de alto custo.

De qualquer forma, a recuperação de um sorriso que eleve a autoestima do paciente e a possibilidade de voltar a mastigar e assim melhorar o seu bem estar, faz com que muitos dos pacientes que se submeteram ao tratamnto afirmem que os benefícios alcançados pelo sucesso dos tratamentos reabilitadores com implantes dentais superam os custos do tratamento.

O Paciente
Existem um paciente ideal?

Você pode se considerar um candidato ideal caso:

  • Falte um, mais que um ou até mesmo todos os seus dentes;
  • Haja falta de estabilidade e retenção sem sua prótese removível;
  • Sua prótese não esteja esteticamente adequada;
  • Haja dificuldade na mastigação de alimentos provocada pela ausência de um ou mais dentes ou por uma prótese mal adaptada;

Para qual paciente o implante não é indicado?

O tratamento com implantes dentais é contra indicado nos seguintes casos:

  • Doenças sistêmicas graves, como por exemplo, a leucemia;
  • Pacientes com câncer que estão sendo tratados com radioterapia ou quimioterapia;
  • Diabetes não controlada;
  • Pacientes psiquiátricos;
  • Gestantes;
  • Fumantes em geral;
  • Dependentes químicos.

Lembrando que todas as situações de contra indicação devem ser avaliadas caso a caso, por em muitos elas são temporárias.

Ortodontia e Odontopediatria
Não vale a pena esperar

Odontopediatria

O futuro dos dentes de uma criação depende do cuidado que os pais dedicam aos seus dentinhos hoje. Para mantê-los sempre saudáveis e bonitos, a criança precisa de bons hábitos alimentares, uma higiene bucal eficiente e de uma correta mastigação.

Algumas pessoas têm dúvidas sobre qual a idade em que se devem iniciar as visitas ao dentista, e a resposta é que não existe uma idade mínima. A mulher, mesmo quando ainda gestante, já pode procurar um odontopediatra para receber informações quanto aos cuidados necessários para prevenir as cáries e a importância do flúor; porém, quando os primeiros dentes iniciarem seu “nascimento”, os pais devem procurar um odontopediatra para acompanhar a evolução da dentição de seu filho.

Educação para saúde bucal

Quanto antes os conceitos sobre a higiene bucal puderem ser fornecidos a um a pessoa, mais fácil será sua assimilação e educação evitando problemas futuros como cáries, tártaros e gengivite.

Costume com a rotina odontológica

Quanto antes a criança conhecer o ambiente odontológico e, preferenciamente, com tratamentos mais simples, menos medo e receio terá dos mesmos.

Acompanhamento do nascimento dos dentes

Os problemas de posicionamento dentário quando detectados precocemente, podem diminuir o tempo de utilização de aparelhos ortodônticoso ou, até mesmo, evitá-los.

Prevenção da estética e consequente autoestima

As crianças são suscetíveis às discriminações sociais quando os dentes apresentam algum comprometimento de sua estética, portanto, evite estes problemas corrigindo desvios na aparência destes o mais breve possível.

Saúde bucal

Quando os pais ou responsáveis cuidam do sorriso de seus filhos, estão investindo em sua saúde, em seu bem-estar e em seu futuro. Ter dentes bonitos, bem cuidades, é marcante em nossas vidas. Pode haver dinheiro mais bem investido do que esse?

Pergunte a um de nossos dentistas a melhor maneira de cuidar da saúde bucal dos seus filhos. E lembre-se sempre de comunicar qualquer alteração na saúde geral da criança, pois isso pode influenciar no tratamento odontológico.

Ortodontia

Muitas pessoas sofrem com o mau posicionamento dos dentes nas arcadas dentárias. Os problemas são muitos: dentes tortos, desalinhados, sobrepostos (“encavalados”), ausentes, com espaço, entre outros.

As causas da má oclusão são várias, podendo ser genéricas, hereditárias, ligadas a hábitos como chupar chupeta ou dedo por muitos anos, derivadas da ausência de dentes, da movimentação dentária causada por doenças de gengiva e etc.

As consequências maiores das más oclusões são percebidas nos seguintes fatores:

  • Comprometimento ESTÉTICO – podem causar influência na vida social das pessoas, e até deixá-las tímidas ao sorrir.
  • Comprometimento na FALA – com os dentes fora das posições corretas, a pessoa pode não conseguir pronunciar algumas palavras ou, até mesmo, falar com dificuldades.
  • Comprometimento MASTIGATÓRIO – a pessoa pode não conseguir executar corretamente as funções de mastigação, como cortar e triturar os alimentos.

Felizmente, a grande maioria destes problemas pode ser corrigida com a utilização de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos, devolvendo às pessoas o prazer de sorrir, mastigar e falar, tão essenciais à vida!

Encontre a harmonia de um simples sorriso!

Prótese
Um novo começo

A boa mudança!

A perda de um ou mais dentes, independentemente dos mtivos, pode causar vários problemas em nossa boca, já que ela foi projetada para que esses elementos se relacionem através dos contatos (arcada inferior com arcada superior, e dentes vizinhos).

Quando uma pessoa perde (ou não possui) um dente, podemos dizer que sua boca está em desarmonia, e isso trará consequências maléficas, como inflamações de gengiva, dificuldades para mastigar alguns alimentos, movimentação dentária, flacidez das bochechas e lábios, dores de cabeça e etc.

Assim, as pessoas devem recuperar estes espaços deixados pela falta de dentes com outros dentes, só que artificiais. Estes procedimentos odontológicos são chamados de Próteses, e têm como objetivos devolver às pessoas os elementos dentários que faltam na boca, para que tenham novamente as habilidades possibilitadas pelos dentes: Sorrir e Mastigar!

A conquista do equilíbrio.
O prazer da renovação!

Existem vários tipos de próteses:

  • As utilizadas para subistituir alguns dentes (Parciais) ou todos os dentes (Totais);
  • As que não precisam ser retiradas (Fixas) ou as que podem ser retiradas (Removíveis);
  • Próteses fixas ou removíveis sobre implantes dentários (são trabalhos protéticos cuja fixação ou estabilidade são possíveis através de dispositivos fixados cirurgicamente nas arcadas dos pacientes).

Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, a escolha de uma ou outra prótese depende da possibilidade de investimento do paciente, assim como de sua condição bucal, e, ainda, da indicação dos profissionais para a melhor solução do caso.

Em nossa clínica os clientes podem contar com uma equipe de profissionais capacitados a resolveremos problemas de falta de dentes, pois aqui realizamos todos os tipos de próteses necessárias para a solução destas ausências dentárias e, com certeza, teremos uma adequada ao seu caso e possibilidade.

Periodontia e prevenção
Onde tudo começa…

Primordial!

É o conjunto de tecidos que está ao redor do dente e que é responsável pela sua sustentação: gengiva, osso alveolar e fibras que ligam a raiz ao osso.

O que é Doença Periodontal (DP)? É a mesma coisa que gengivite?

DP é o comprometimento dos tecidos periodontais pelo processo inflamatório, o que leva à reabsorção do osso que está ao redor das raízes dos dentes, enquanto que, na gengivite, não há alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva.

Como posso saber se já tenho a DP?

O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

Ao perceber sangramento durante o uso de fio dental, devo suspender esse procedimento de limpeza?

Não, desde que esteja passando o fio corretamente. O sangramento denota a presença de bactérias nessa região e, dessa forma, é conveniente continuar com o uso do fio na tentativa de removê-los.

Existem medicamentos indicados para o tratamento?

Não é possível o tratamento desta doença somente com medicamentos, sejam estes locais ou sistêmicos. A placa bacteriana aderida ao dente tem que ser removida mecanicamente, através de raspagem e alisamento.

Qual a causa da DP?

A placa bacteriana aderida é a única causa, porém algumas alterações na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistências, etc.

Como o tratamento é realizado pelo cirurgião-dentista?

É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quanto os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso.

Prevenção
Nunca é tarde para sentir-se bem!

Uma vez tratada a doença, os tecidos recuperam-se integralmente?

Não, sempre ficam sequelas, com exceção das gengivites. A doença periodontal deixa sequelas como: alterações estéticas, deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, etc. Existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem minimizar esses defeitos.

Qual deve ser o intervalo dos retornos para a manutenção após o tratamento?

As visitas manutenção devem assegurar a estabilidade da condição de saúde alcançada com o tratamento e, assim, evitar tanto a progressão da doença como a sua recidiva. Nos casos mais avançados, recomenda-se uma periodicidade de 3/3 meses e de 4/6 meses para a maioria das pessoas.

É possível prevenir esta doença?

A sua prevenção pode ser feito unicamente removendo a placa bacteriana através de higienização bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista. Prevenção: Limpeza bucal doméstica + profissional de 6/6 meses.

Prevenir sempre foi o melhor remédio!